A história do Alambique Flor das Gerais
- cachacarianhojao
- 21 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A Cachaça Flor das Gerais é produzida no município de Felixlândia, na região Central de Minas Gerais. O primeiro alambique foi fundado no início do século XX pelo patriarca da família, que conduziu a produção até a década de 1940, quando o ofício passou à responsabilidade de um de seus três filhos.
Em 1989, um dos netos do patriarca reiniciou a produção e assim surgiu a Cachaça Flor das Gerais, que seria registrada com esse nome nove anos mais tarde.
Após alguns anos sendo rotulada artesanalmente com palha de bananeira e folhas de cortiça, a Flor das Gerais envelhecida em barris de carvalho, recebeu seu primeiro rótulo registrado, em 2004.
Entre 2004 e 2006 a Cachaça Flor das Gerais iniciou uma nova fase, marcada pela adequação e melhoria nos processos produtivos e a busca pelas certificações.
A década de 2000 foi encerrada com a primeira certificação orgânica, tornando-a a primeira cachaça de Minas Gerais a obter esse selo.
Ainda no fim desta década houve a reformulação da logomarca e o lançamento de outros dois rótulos, a cachaça branca envelhecida no Jequitibá-Rosa e o “Blend” de Amburana e Jequitibá, hoje líder de venda entre as três cachaças.

Já no início da década de 2010 foram obtidas as certificações de qualidade conferidas pela ANPAQ e pelo SisOrg. Nesta década a Flor das Gerais alcançou o mercado em outros estados e é encontrada nas prateleiras de lojas e de redes de supermercados que oferecem produtos orgânicos e diferenciados.
Cachaça Orgânica Flor das Gerais - *Carvalho* é produzida há mais de 100 anos na Fazenda Mourões, em alambiques de cobre, e envelhecida por mais de 2 anos em barris de carvalho americano e Francês. Suas características sensoriais podem ser resumidas em cor dourado palha, aroma de especiarias com notas adocicadas de baunilha. Baixa acidez, paladar macio, amadeirado e com notas de castanhas.
Cachaça Orgânica Flor das Gerais - *Blend* é produzida há mais de 100 anos na Fazenda Mourões, em alambiques de cobre, e envelhecida por mais de 2 anos em dornas de Amburana e Jequitibá Rosa. Suas características sensoriais podem ser resumidas em cor dourado intenso, aroma adocicado de baunilha e caramelo com notas de castanhas e de especiarias (erva-doce). Baixíssima acidez, paladar doce e macio, com notas de melaço e especiarias.
Cachaça Orgânica Flor das Gerais - *Jequitibá* é produzida há mais de 100 anos na Fazenda Mourões, em alambiques de cobre, e envelhecida por mais de 2 anos em barris de Jequitibá Rosa. Suas características sensoriais podem ser resumidas em cor natural, transparente, aroma vegetal da própria cana-de-açúcar seguido de um leve adocicado com notas de baunilha e melaço. Baixa acidez, paladar macio, com notas de melaço, alcoólico médio e elegante.
E hoje você consegue encontrar ela nas prateleiras da Cachaçaria Nhô Jão. #cachaçaorgânica #flordasgerais #cachaçademinas #cachaça #nhojao #cachaçarianhojao #minasgerais #culturacachaceira #alambique #jequitibárosa #carvalho #amburana #sãoroque #cachaçaenvelhecida #historiadacachaça
Comments