Veja a diferença entre Cachaça, Aguardente e Pinga
- cachacarianhojao
- 13 de set. de 2020
- 2 min de leitura
AGUARDENTE:
A palavra aguardente vem do grego acqua ardentes que significa água de fogo e é o nome dado às bebidas alcoólicas que foram fermentadas e em seguida destiladas. É possível encontrar no mercado aguardentes feitas de diferentes matérias-primas como uva, banana, laranja, milho, arroz, cevada, batata, beterraba, cana-de-açúcar, mandioca, entre outros.
Muitos países possuem sua aguardente própria, representando a cultura gastronômica e a história local. O francês é reconhecido pela produção do Cognac. O alemão pelo schnaps. O escocês é famoso pelo seu scotch uísque. O peruano e o chileno têm o pisco. O chinês tem o soju. E a cachaça é a aguardente tipicamente brasileira feita a partir da cana. Dessa forma, podemos afirmar que a cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar.
No Brasil, o teor alcoólico da aguardente deve estar entre 38% a 54% e se a aguardente é misturada com algum outro ingrediente, de origem animal, como mel, e vegetal, como o limão, por exemplo, ela deve ser chamado de aguardente composta.
CACHAÇA:
A cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil com graduação alcoólica de 38% a 48%, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Caso não se enquadre nessa definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50% só pode ser chamado de aguardente de cana-de-açúcar. Ou seja, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça. Não podemos também chamar de cachaça outros destilados não providos da cana. Um destilado de caju é um aguardente de caju e não uma “cachaça de caju”. E ao adicionarmos ervas e/ou especiarias na cachaça, não é possível comercializa-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta. Veja mais sobre isso no nosso artigo: as cachaças que não são cachaças.
PINGA:
A Pinga é a Cachaça industrializada de qualidade inferior, tem teor alcoólico entre 38% a 48%. O primeiro registro da palavra pinga (assim como cachaça) é de 1773. A palavra faz referência ao processo de destilação em alambique de cobre, em que o vinho de cana é aquecido na panela e seu vapor é resfriado e condensado lentamente, saindo aos pingos.
OBSERVAÇÃO:
Algumas Aguardentes e Pingas são rotuladas como Cachaça, cuidado, pois estas bebidas podem fazer mal a saúde. Uma dica é: "Sempre comprem Cachaças, Aguardente, Licores, Bebidas Mistas e etc. que estiverem registrada no M.A.P.A (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)".
Como dizem: "TODA CACHAÇA É UMA AGUARDENTE, MAS NEM TODA AGUARDENTE É UMA CACHAÇA!"
Comentários