top of page

A Cachaça e o Rum: Você sabia que os dois tem um parentesco?



A cachaça e o rum têm a mesma matéria-prima: a cana-de-açúcar. Mas a brasileira cachaça e o caribenho Rum não são a mesma coisa.E as duas bebidas têm um parentesco mais profundo do que muitos imaginam. Falemos desse parentesco antes de pontuar as diferenças básicas.

Veja abaixo as diferenças entre elas.

CACHAÇA:

O nome CACHAÇA é protegido por lei e sua produção está restrita somente ao Brasil, de acordo com a legislação brasileira, o Decreto 6871/2009, art. 53, define a cachaça como típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a 20°C, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (conhecido como garapa) com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro.

RUM:

Apesar de ser de origem caribenha e ter como principal região de produção os país da América do Sul e Central, o Rum é um destilado que pode ser produzido em qualquer lugar do mundo. A principal diferença no processo de produção entre os dois destilados, é que o Rum é feito com o caldo cozido da cana, o melaço, um subproduto do processo de produção do açúcar. O Rum é a tem a graduação alcoólica de 35% podendo chegar a 63% a 20°C, obtida do destilado alcoólico simples de melaço, ou da mistura dos destilados de caldo de cana-de-açúcar e de melaço, envelhecidos total ou parcialmente, em recipiente de carvalho ou madeira equivalente, conservando suas características sensoriais peculiares.

O CARVALHO E AS OUTRAS MADEIRAS:

Tanto a cachaça como o rum podem ser consumidos na sua versão branquinha, ou seja, aquela que não passa por madeira. No entanto, as duas bebidas têm no mercado as suas versões armazenadas ou envelhecidas em barris de madeira. E aí está um dos grandes potenciais da cachaça! A cachaça é das poucas bebidas alcoólicas que não envelhecem apenas em carvalho. Madeiras nacionais como amburana, jequitibá, ipê, tapinhoã, bálsamo e várias outras são utilizadas para o envelhecimento ou armazenamento da bebida. Cada madeira concede uma cor, um aroma e um sabor característico. O potencial gastronômico dessa particularidade é imenso: imaginem as possibilidades de harmonização da bebida com ingredientes e pratos da cozinha brasileira!


OBSERVAÇÃO:

De acordo com o professor Patterson Patricio de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais, essa diferença no processo resulta em uma composição química própria, que diferencia os destilados e traz distintas propriedades sensoriais. Ele explica que ao cozinhar o caldo da cana, as substâncias presentes no produto, como os ésteres, os aldeídos e o álcool superior são alterados, modificando o sabor final da bebida. Cada uma das bebidas destiladas da cana seguiu seu destino e se diferenciou com o tempo e a evolução de seus processos de produção, adquirindo peculiaridades locais. Cada uma possui processos que são, estruturalmente idênticos e bem diferenciados quando vistos de mais perto.

O rum é, claro, muito mais conhecido do que a cachaça mundo afora. Esses dois excelentes destilados são diletos filhos da expansão europeia no Atlântico, que criou também, a partir da disseminação da cana-de-açúcar. Cada uma das bebidas destiladas da cana seguiu seu destino e se diferenciou com o tempo e a evolução de seus processos de produção, adquirindo peculiaridades locais. Cada uma possui processos que são, estruturalmente idênticos e bem diferenciados quando vistos de mais perto.

Comments


Post: Blog2 Post

ADQUIRA AS CACHAÇAS MENCIONADAS EM NOSSO BLOG

Nossas produtos são desenvolvidas através de processos artesanais, para extrair o melhor sabor, criando sensações que você nunca sentiu antes.

Compre as Cachaças e faça as receitas das caipirinhas e drinks.



Post: Texto
bottom of page