top of page

Cuidados na conservação do barril para armazenamento e envelhecimento de cachaça.


A utilização de barril, dorna ou tonel de madeira para o armazenamento e envelhecimento de cachaça é uma técnica muito antiga, que se perdura com eficácia até os dias de hoje, inclusive com outras bebidas. Ao adquirir um barril novo ou mesmo usado, ele pode apresentar pequenas alterações na pressão dos aros ou nas junções das aduelas (tiras de madeira). Isso é normal, pois as mudanças de temperatura e umidade fazem com que a madeira se expanda ou encolha. Cuidar corretamente do barril, independe do tipo de madeira (carvalho, amburana, castanheira, bálsamo, ipê, amendoim, guanandi entre outras) e requer cuidados especiais que vão garantir a qualidade sensorial da cachaça, além que o seu barril terá muitos anos de uso, pois não é um produto barato. O barril deve ficar em um lugar fresco, com unidade relativa, longe da luz solar direta, para não sofrer processo de ressecamento da madeira. Mesmo que o seu barril seja pequeno, de 1 ou 5 litros, pintar, envernizar, passar cera vai impedir a entrada do oxigênio pelos poros da madeira, processo esse responsável pela troca de propriedades da madeira para a cachaça, além de poder contamina-la. Sabe-se que o barril causa evaporação gradual lenta do líquido, há uma micro oxigenação que enriquece os aromas e transporta esses aromas e sabores da madeira para a cachaça. Quando o barril é bem cuidado ele é um protetor da qualidade que tanto precisa a bebida. Para que o barril de madeira esteja em boas condições de uso há a necessidade de estabelecer cuidados específicos e um método de tratamento.

Curar o barril

Cura é o processo fundamental para encharcamento da madeira com água com a finalidade da madeira não absorver a cachaça durante o envelhecimento. O encharcamento faz com que a madeira se expanda. Esse processo de cura ajuda a eliminar falhas na madeira e ajustar os aros. Não há um tempo determinado para o processo de cura de barril. Poderá ser de uma semana a dez dias. Antes da cura do barril, colocar a torneira. Usar um martelo de borracha com cautela e pouca força. No caso de uso de martelo comum ou outro objeto, utilizar um pano dobrado para não bater diretamente na torneira.

Barril novo

Verificar as condições do novo barril procurando por eventuais rachaduras na madeira, falhas de construção e desgastes causados pelo uso inadequado ou mesmo pelo tempo. Verifique se no seu interior há cavacos de madeira, sinta o aroma que deve ter o cheiro de madeira e adocicado e amadeirado. Caso apresente um odor avinagrado ou qualquer outro que foge ao da madeira não o utilize, pois certamente estragará sua cachaça. No caso de barril novo ou o seu último uso tenha sido guardado vazio e seco, há a necessidade de se encher com água fria para ele inchar e selar a madeira, evitando vazamento. O método mais comum e apropriado para encharcar a madeira é encher o barril com água fria, seguindo os seguintes passos: 1º – Encher 1/3 do barril com água fria e aguardar por cerca de 4 horas; 2º – Gradativamente aumentar a quantidade para 2/3 de água com mais 4 horas de descanso; 3º – Completar o enchimento do barril; 4º – Aguardar para que o barril absorva a água necessária para o encharcar a madeira que o vedará e o deixará adequado para uso. 5º – Verificar se há vazamentos, caso haja, deixar a água no barril até o encharcamento e lacração total da madeira. É importante saber que não se deve deixar o barril armazenado com a mesma água por mais de 2 dias, pois há risco de desenvolvimento de bactérias e fungos, que pode acarretar a inutilidade do barril para armazenamento ou envelhecimento de cachaça. Se houver necessidade de deixar o barril com água por vários dias para que sele por completo, vá trocando a água de 2 em 2 dias. Para controlar o desenvolvimento de bactérias e fungos pode-se fazer uso do metabissulfito de potássio na água de encharcamento do barril novo, pois esse possui ação conservadora e elimina os agentes nocivos.

A limpeza do barril após o uso

Lavar o barril apenas com água quente e enxaguar com água fria. Repita várias vezes esse procedimento. Evite usar água clorada pois a mesma pode ajudar alguns bolores a produzir o TCA (2,4,6-trichloroanisole) ou aroma de “rolhado”, deixando o barril inutilizado para armazenamento ou envelhecimento de cachaça. O uso de qualquer tipo de produto químico para limpar o barril poderá ocorrer o risco de estragá-lo.

Barril sem uso

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas quando precisar guardar o barril. Pode ser guardado seco ou molhado. Em ambos os casos é necessário averiguar que uma limpeza minuciosa foi feita.

#cachaçaparapresente #cachaçadealambique #cachaçaartesanal #aguardente #drink #caipirinha #cachaçacomsabor #bebidamista #licorartesanal #coquetelartesanal #cachaçaclassica #cachaçaenvelhecida #cachaçabranca #cachaça #nhojao #cachaçarianhojao #culturacachaceira #bebacommoderação #sãoroque #amomuitotudoisso Fonte: Site da Cachaça/ Cachaçaria Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, curtir nosso conteúdo e compartilhar com os amigos e… Vamos espalhar a Cultura Cachaceira por todo Brasil e pelo Mundo!

Commentaires


Post: Blog2 Post

ADQUIRA AS CACHAÇAS MENCIONADAS EM NOSSO BLOG

Nossas produtos são desenvolvidas através de processos artesanais, para extrair o melhor sabor, criando sensações que você nunca sentiu antes.

Compre as Cachaças e faça as receitas das caipirinhas e drinks.



Post: Texto
bottom of page